Você já ouviu falar na categoria Rali do automobilismo? Conhece os carros utilizados? Como explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, essa categoria se insere no esporte como uma forma de competição, disputada em vias públicas ou privadas com veículos que são modificados de maneira exclusiva. Pensando nisso, trouxemos neste artigo os modelos icônicos de carros pertencentes a essa categoria, para você se surpreender!
Peugeot 3008 DKR
Dentre os carros utilizados na categoria, encontramos esse modelo da marca Peugeot. Considerada a campeã entre os automóveis usados para as competições, a marca optou por desenvolver ainda mais o seu modelo de veículo — o que antes era 2008 agora é apresentado como 3008. Com um motor 3.0 V6 biturbo, o carro é movido a diesel e possui 345 cavalos e um torque de 81,6 mkgf.
SC1 Gordini
Já quando falamos do modelo SC1 Gordini, este foi utilizado na categoria Rali Dakar, sendo um automóvel projetado exclusivamente para esse tipo de modalidade do automobilismo. Construído pelo norte-americano Robby Gordon, esse protótipo ficou muito reconhecido por ser exclusivo em relação aos modelos já existentes. Como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, este carro foi feito para suportar os obstáculos do deserto, tendo uma plataforma baseada no antigo Hummer H2.
Ford Ranger e F-150 Raptor
No que cerne as picapes, esses dois modelos são os mais conhecidos daqueles apresentados na Rali Dakar. O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte explica que a Ranger foi utilizada por duas duplas (o espanhol Xavier Pons e o argentino Ricardo Torlaschi e os chilenos Daniel Valdes e Juan Pablo Latrach), enquanto que o modelo da Raptor foi pilotado por Gianni Luca Tassi. Vale pontuar que a Ranger foi a responsável por vencer a edição do Rali dos Sertões, por ser um carro de motor V8 de 5 litros.
Renault Duster
Caso você não saiba, os argentinos são grandes apreciadores da categoria Rali. Sendo assim, trouxemos mais um modelo da marca Renault (muito prestigiada na Itália), sendo uma SUV compacta. Como destaca Joni Ricardo Fernandes Duarte, esse veículo foi projetado com o auxílio da Renault Sport, com um motor V8 de origem Nissan com 387 cv e com tração nas quatro rodas.
Toyota Hilux
Conjuntamente com a Gazoo Racing, a marca trouxe a Hilux para disputar a mais difícil das categorias Rali do automobilismo. Diferentemente do veículo usado no ano de 2016, que possui tração nas quatro rodas, esse novo veículo possui apenas tração traseira, sendo uma mudança feita para inserir o automóvel no regulamento da categoria. Além disso, a picape se encontra mais leve, decaindo seu peso em mais de 500g.
Por fim, agora que conheceu os modelos mais usados na categoria Rali, consegue compreender a potência dos veículos e a complexidade da sua estruturação? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte acrescenta que as provas de Rali são as mais perigosas dentre as categorias do automobilismo e, por isso, deve contar com carros equipados e projetados para este fim.