Para Giovani Dadalt Crespani, empresário e sócio-proprietário do Grupo CPN — também conhecido como CPN Energy —, realizar viagens de carro pode ser muito prazeroso quando o destino não é o trabalho ou a escola e sem precisar enfrentar engarrafamentos, não é mesmo? Não que nesse contexto não possa existir prazer, no entanto, sem dúvidas é mais estressante, especialmente quando o carro possui algum problema, dentre eles, o pneu sem calibragem.
Quer dizer, não é que seja um grande problema, cuja solução é praticamente impossível de alcançar, no entanto, é suficiente para comprometer até mesmo a segurança no trânsito que, seja ele qual for, é perigoso e deve sim ser temido. Sendo assim, confira tudo o que você precisa saber quando o assunto é calibrar pneus em prol de manter-se seguro ao longo de suas viagens.
Importância da calibragem de pneus
Em primeiro lugar, Giovani Dadalt Crespani explica que a calibragem de pneus deve acontecer, pois quando os mesmos estão murchos, o motor de um veículo precisa ser forçado, a fim de que um carro possa, afinal, sair do lugar. Além de danificar o motor devido à força, o combustível gasto pode ser maior em até 20%.
Além disso, pneus sem calibragem possuem menos aderência ao solo, o que pode ocasionar acidentes de trânsito mais facilmente, ainda mais quando se fala em tempos úmidos, em que a pista não fica totalmente seca. A frequência da calibragem, no entanto, também é importante. Mas, você sabe qual é ela?
De quanto em quanto tempo calibrar pneus
Sendo assim, o sócio fundador da CPN Energy explica que os pneus não possuem tempo específico para receberem calibragem. Isso porque, isso irá variar de acordo com cada viagem, levando em consideração o tempo da mesma, as estradas percorridas e, até mesmo, a potência do motor. Isso significa que, para obter resposta a essa pergunta, é indispensável manter-se atento, visualmente, aos pneus do seu carro.
Mais do que isso, porém, Giovani Dadalt Crespani menciona que às vezes a percepção visual não dirá muita coisa ao motorista, sendo assim, o tempo mínimo que um pneu pode ficar sem calibragem é de, em média, uma semana. Mas, o mesmo pode chegar até 15 dias também, sendo esse o máximo.
O que se evita quando se calibra pneus
Por fim, mas não menos importante, Giovani Dadalt Crespani menciona que ao se calibrar pneus, diversos problemas podem ser evitados, sendo eles a perda da aderência, o risco de desencaixe da borracha com a roda, a deterioração da estrutura, a instabilidade, maior esforço do motor e, inclusive, a maior emissão de CO2.
Portanto, se isso te assusta, não deixe de calibrar os pneus do seu veículo em um dos postos do Grupo CPN, o mesmo responsável pela franquia do Posto do Corinthians Futebol Clube. Além de, com isso, garantir todos os benefícios oferecidos pela marca, como serviços e produtos de qualidade, você ainda pode assistir a jogos de futebol em um grande telão disponibilizado no estabelecimento. Incrível, não é mesmo?