Para o renomado Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO da empresa 1One, a tomada de decisão individual é extremamente importante para o ambiente de trabalho, visto que acarreta em diversas vantagens, não somente pessoais como também para o todo da empresa. Mas você sabe quais são elas?
Na prática, isso quer dizer que alguém que toma decisões individualmente corrobora para a maior velocidade da decisão, maior liberdade na hora de tomar decisões impopulares e maior agilidade para localizar e identificar responsabilidade. E como tomar decisões assertivas, você sabe? Se sua resposta for não, este artigo é para você. Confira-o!
- Identifique o problema
O primeiro passo para tomar uma decisão individual assertiva é identificar o problema. Essa é uma etapa fundamental, visto que a decisão final deverá estar, sempre, em consonância com o problema identificado. Se isso não for priorizado e, consequentemente, realizados, os resultados serão decisões equivocadas, o que pode comprometer toda uma equipe. Perigoso, não é mesmo? Pergunte-se, portanto: o que deve ser resolvio?
- Colete dados
Após isso, você precisará coletar dados, os quais servirão de embasamento para sua decisão. Mailon de Lara Vaz recomenda que, neste momento, você se recorde da época do vestibular em que, para realizar uma boa redação, você precisava fundamentar todos os seus argumentos. Nesse caso, o processo é o mesmo, afinal, você precisa passar credibilidade na tomada de decisões.
- Tenha um plano A, B e quantos julgar necessário
Além disso, você precisa criar, também, diversas alternativas para o seu problema. Isso quer dizer que não basta ter um plano A, B ou C, mas sim a quantidade de soluções — desde que seja igual ou superior a duas —, que você julgar necessário para dar fim ao problema levantado inicilamente. Importante, não é mesmo?
- Escolha a melhor opção
Desse modo, como quarta etapa, você deverá, então, escolher a melhor alternativa, dentre as que foram levantadas. Isso não consiste em descartar as outras, mas, como sugere Mailon de Lara Vaz. em listar a melhor para a pior, começando, assim, por aquela que mais faz sentido e que tem chances de dar certo.
- Decida e acompanhe
Por fim, mas não menos importante, o renomado Mailon de Lara Vaz comenta que chegou a hora de decidir o que será colocado em ação e, dessa forma, acompanhar todos os resultados. Para isso, realize pesquisas de satisfação periodicamente com seus clientes ou com o restante da sua equipe, a fim de verificar que são positivos ou negativos e, a depender da resposta, comemorar ou colocar em prática o plano B. Viu, nem difícil, nem fácil, apenas analítico!