Existem diferentes maneiras de se tornar um filantropo, mas muitas pessoas ainda não sabem disso. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois grandes filantropos brasileiros, acreditam que a falta de informação é o principal fator que atrapalha o crescimento de ações filantrópicas. Por esse motivo, neste artigo, você poderá saber como se tornar um filantropo através da doação de cabelo.
O que é a filantropia?
Em primeiro lugar, é de suma importância que você entenda o que é a filantropia. Wemerson Paneguini explica que, de forma simplificada, a filantropia é um ato que busca resolver os problemas sociais. Diferentemente dos trabalhos sociais, a filantropia vai até a raiz do problema, buscando uma solução efetiva e de transformação para a criação de uma sociedade melhor.
Dessa forma, você pode se perguntar como a filantropia atua. Ana Lúcia Lopes Paneguini responde que a filantropia atua nos mais diferentes setores da sociedade, afinal, enfrentamos problemas na grande maioria deles e as políticas públicas ainda não alcançaram todas essas questões. Muitas pessoas podem não imaginar, mas muitos serviços disponíveis em nossa sociedade, possuem a filantropia como carro-chefe.
A filantropia no Brasil
Infelizmente no Brasil a cultura filantrópica ainda é bem baixa, se compararmos, por exemplo, com os Estados Unidos, onde a filantropia é incentivada principalmente pelo governo. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que em nosso país existe uma consciência coletiva de que determinados problemas só poderão ser resolvidos através de ações governamentais, o que não é bem uma verdade.
Filantropia e doação de cabelo
Como dito anteriormente, a filantropia pode atuar nos mais diferentes setores da sociedade. Logo, a saúde é uma delas. Sabemos das grandes filas, da espera para a realização de exames e muitos outros problemas enfrentados por pacientes. Nesse sentido, Wemerson Paneguini ressalta que vale a pena voltarmos nossos olhos para os pacientes que estão em processo de quimioterapia, sobretudo mulheres que perderam seus cabelos.
Não existem ações governamentais que ofereçam algum auxílio para a criação de perucas, por exemplo, e todos nós sabemos que o cabelo é um fator importante na autoestima da grande maioria das mulheres. Sendo assim, Ana Lúcia Lopes Paneguini explica que existem diversas organizações privadas que recebem a doação de cabelo para a confecção de perucas para doação.
Como doar cabelo?
Para realizar a sua doação, basta encontrar uma instituição séria que faça essa coleta. Para que o cabelo seja aproveitado, é necessário que ele tenha um corte de 20 cm, e você não precisa se preocupar com químicas que já podem ter passado por suas madeixas. No momento de realizar o corte, vale a pena contratar um profissional para que ele seja realizado da maneira correta.
Uma pequena ação como essa pode mudar a vida de uma pessoa, então, não pense duas vezes, se torne um doe o seu cabelo!