NOTÍCIAS

Hidrogênio verde: como é obtido?

Muitos países almejam baixar as emissões de carbono, para reduzir também a difusão dos poluentes. De acordo com a empresa CPN Energy, fundada pelo empresário Giovani Dadalt Crespani, uma das alternativas para isso é a utilização do hidrogênio verde combustível. Mas o que ele é? Continue lendo e confira!

Hidrogênio verde combustível

A empresa CPN Energy comenta que o hidrogênio verde combustível é um gás, que contém uma fonte de energia limpa, tendo como matéria prima a água, e emitindo nada além do que o vapor desta na atmosfera. Seu uso data desde o século XIX, aplicado pelas indústrias em carros, dirigíveis e naves espaciais. 

Como indica o sócio-fundador Giovani Dadalt Crespani, para obter o hidrogênio verde combustível é preciso submeter a água a um processo que separa o hidrogênio do oxigênio. Esse processo é chamado eletrólise, que consiste em utilizar a corrente elétrica para separar os elementos, que — utilizando também uma energia de fonte renovável — não terá a emissão de dióxido de carbono. 

A eletrólise é um processo que utiliza energia elétrica, de uma determinada fonte, para forçar a reação química de produção de substâncias químicas simples ou compostas. Durante esse procedimento, um cátion sofre redução no cátodo, e um ânion sofre oxidação no ânodo, a partir da descarga elétrica empregada. 

No caso de obtenção do hidrogênio verde combustível, como frisa a renomada CPN Energy, a eletrólise ocorre da seguinte maneira: a água que contém sais minerais é colocada dentro da cuba eletrolítica, em que o ânodo (+) está disposto de um lado, e o cátodo (-) de outro, sendo ambos separados por uma membrana, e perpassados por uma corrente elétrica contínua. 

No procedimento, os elementos hidrogênio e oxigênio atraem para si os íons de carga oposta, e assim eles são atraídos para lados opostos, sendo o oxigênio atraído pelo ânodo e o hidrogênio atraído pelo cátion. 

No entanto, a obtenção de hidrogênio verde combustível é um método de alto custo monetário, superando até o custo de produção do gás natural, além de sua produção necessitar de uma grande fonte de alimentação elétrica.

Todavia, o hidrogênio verde combustível, como aponta a CPN Energy possui vantagens como:

  • descarbonização do meio ambiente; 
  • 100% sustentável; 
  • versátil (pode ser transformado em eletricidade ou combustível sintético);
  • armazenável;
  • inesgotável. 

O hidrogênio verde combustível é uma alternativa de combustível muito sustentável, não é? Então, para saber mais a respeito desse e de outros combustíveis sustentáveis, acompanhe o Grupo CPN fundado por Giovani Dadalt Crespani em suas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/postocpn/
Facebook: https://pt-br.facebook.com/postocpn/ 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo