Ícone do site Podcasts Brasil Notícias

Rinomodelação ou rinoplastia? O Dr. Daniel Dias Machado explica como funciona esses procedimentos

Dr.Daniel Dias Machado

Dr.Daniel Dias Machado

É fato que com os avanços na área de Estética e Cosméticos, técnicas não cirúrgicas, mas eficazes, surgiram. O biomédico esteta Daniel Dias Machado explica que a harmonização facial faz parte disso e vem se popularizando, através de variados tipos de procedimentos estéticos, como os direcionados ao nariz. Mas, tendo em vista que essa área deixa em evidência algumas imperfeições, muitas pessoas acabam se sentindo incomodadas com as mesmas, optando por realizar procedimentos voltados à estética. 

Dois, entre os mais cobiçados, são a rinomodelação ou rinoplastia, que gera a dúvida sobre qual procedimento optar em muitas pessoas. Por isso, se você deseja obter respostas mais assertivas sobre essa temática, siga a leitura do artigo até o final e compreenda o que são técnicas invasivas e não-invasivas.

Técnicas não-invasivas

Caso você não saiba, as técnicas não-invasivas são aquelas que não utilizam agulhas, cirurgias ou medicamentos orais para resolver o problema. Para o Dr. Daniel Dias Machado, quando falamos desses tipos de procedimentos estéticos, pode-se dizer que são alternativas às cirurgias, voltados para os pacientes que optam por técnicas indolores ou com menos grau de intensidade.

Como explica o Dr. Daniel Dias Machado, como exemplo de técnica não invasiva, podemos citar a rinomodelação, um tipo de harmonização facial. Nesse contexto, é válido citar que a harmonização facial por muito tempo foi vista como um procedimento isolado, todavia trata-se de um conjunto de técnicas voltadas para a harmonia e equilíbrio da região da face. Mesmo sabendo disso, no entanto, muitos se questionam: rinomodelação ou rinoplastia? 

Técnicas invasivas

Também chamadas de técnicas cirúrgicas, englobam procedimentos que podem de fato invadir qualquer parte do interior do corpo humano. Sendo assim, como entende o biomédico esteta, quando nos referimos às cirurgias plásticas, esses procedimentos são aqueles de longa duração, com uso de anestesias e cuidados específicos para o pós-operatório.

A rinoplastia é um tipo de técnica invasiva, que consiste em uma cirurgia plástica, cujo fito é a correção estética e a melhora da função das vias aéreas. Na visão do Dr. Daniel Dias Machado, se você tiver dúvida acerca de qual procedimento é o mais viável, isto é, rinomodelação ou rinoplastia, fique ciente de que a principal diferença está nos riscos mais abrangentes da rinomodelação, que, por sua vez, a harmonização facial não permite.

Rinomodelação ou Rinoplastia?

Primeiramente, é importante sabermos que a rinomodelação ocorre com a aplicação de ácido hialurônico — substância que é entrada como um ativo no organismo humano. Com essa técnica, como entende o biomédico esteta, é possível observar os resultados dentro de uma semana, sem necessidade de cuidados especiais no pós operatório. 

Já na rinoplastia, temos uma cirurgia de pequeno porte que remodela a estrutura nasal, todavia, o graduado em enfermagem e biomedicina, e pós-graduado em biomedicina estética, o Dr. Daniel Dias Machado, explica que é um procedimento arriscado, que dura em média de 2 a 3 horas. Com isso, é necessário que a escolha entre rinomodelação ou rinoplastia seja feita mediante avaliação médica de um especialista na área e após o paciente considerar todas as possibilidades.

Sair da versão mobile