De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, nos últimos anos, pudemos ver o crescimento do número de gestações ocorrendo durante a adolescência de diversas meninas em todo o Brasil. Apesar da geração de vida ser um momento lindo, a gravidez precoce pode apresentar alguns riscos. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!
O período da adolescência
Em primeiro lugar, o Dr. Orcione Guimarães Júnior explica que é importante entendermos o que, de fato, é a adolescência. Nesse sentido, de acordo com a OMS, a adolescência é o período que compreende entre os 10 e 19 anos. Vale lembrar que estamos falando de um período que é marcado por constantes mudanças físicas, hormonais e psicológicas. Sendo assim, uma gravidez precoce precisa de atenção redobrada.
Principais impactos
Ainda nesse sentido, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a gravidez na adolescência não possui impactos apenas na saúde da menina, mas também, impactos no seu psicológico e em sua vida social. Afinal, estamos falando de uma mudança que irá transformar a sua vida para sempre. Por esse motivo, a gravidez na adolescência é uma questão de saúde pública.
Os riscos de uma gravidez na adolescência
Como dito anteriormente, os impactos de uma gravidez na adolescência atingem diferentes áreas da vida da mulher. Ainda assim, é importante ter uma atenção redobrada à saúde, pois a gestante está propensa a ser atingida pelas mais diferentes situações. Assim, abaixo, você poderá conferir os principais riscos de ter uma gravidez durante a adolescência. Confira!
- Aborto espontâneo
De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, um dos principais riscos de uma gestação na adolescência, é o aborto espontâneo. Isso porque, o corpo da mulher não está totalmente formado, de forma que não haja espaço para o desenvolvimento do bebê. Assim, o organismo de muitas meninas não consegue levar a gestação adiante, resultando em um momento traumático para muitas.
- Doenças hipertensivas
Em segundo lugar, o Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que é importante estar atento ao aparecimento de doenças hipertensivas como, por exemplo, a pressão alta. Isso porque, estamos falando de uma gravidez que não foi planejada, assim, não há o acompanhamento médico necessário que deveria ocorrer durante todo o período gestacional.
- Nascimento prematuro
Além dos riscos citados acima, por estar em uma fase de formação dos órgãos, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a gravidez na adolescência também pode resultar no nascimento prematuro do bebê. E, dessa forma, acarretar diversos problemas na saúde do recém-nascido como, por exemplo, a má-formação e o aparecimento de algumas doenças.
Assim, o melhor a se fazer, é se manter protegida durante as relações sexuais até que seja o momento certo para uma gravidez.
Para saber mais sobre o assunto e tirar todas as dúvidas, entre em contato com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, ou o acompanhe pelas redes sociais:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1